terça-feira, 27 de setembro de 2011



MAMOPLASTIA DE AUMENTO
Video explanativo: http://www.youtube.com/watch?v=IcIAn2Nr7rc

Durante a vida da mulher, as mamas sofrem certas modificações que alteram seu volume, forma, posição e também a sua textura. Os períodos mais críticos, para estas modificações, são durante a gravidez, pós-parto e na menopausa.

As mamas têm atribuições estéticas, sexuais, psicológicas e maternais, assim, qualquer alteração na sua forma e tamanho pode ocasionar graves seqüelas psicológicas. O desejo de modificá-las gera um grande número de consultas aos cirurgiões plásticos.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Os tipos de implantes são: implante de silicone ou prótese de silicone - mais usado na cirurgia plástica por ser inerte ao organismo e, hoje, preenchidos com gel de silicone de alta coesividade (não permite migração do silicone, o que ocorria antigamente com o silicone mais fluido). Implantes salinos expansíveis - preenchidos com solução salina, deixam aspecto menos natural e expandem preferencialmente o pólo inferior da mama.

Classificação dos implantes( próteses de mama) segundo a superfície: lisos - superfície dos primeiros implantes (ocorria muitas vezes a contratura capsular). Rugosos - implantes texturizados e implantes revestidos por poliuretano. Os implantes rugosos são os que têm menores índices de contratura capsular.
Classificação dos implantes segundo a forma: redondos - têm os de perfil alto (maior projeção das mamas) e os de perfil baixo. Anatômicos - apresentam formato de gota, conferindo aspecto mais natural as mamas.

As incisões: areolar - muito freqüente na Europa, realiza-se uma incisão no limite entre a parte inferior da aréola e a pele; a aréola tem que ter um diâmetro grande para utilizar este método. Submamária - muito freqüente no Brasil, é a mais utilizada pelos cirurgiões.
Através de uma incisão de aproximadamente 4 cm no sulco submamário, abaixo da mama, insere-se a prótese. Axilar - através de incisões na axila, embaixo do braço, utiliza-se a videocirurgia. Pode ocorrer alargamento das cicatrizes e alteração na posição dos implantes, acarretando assimetria entre as mamas. Umbilical - através do umbigo, muito pouco utilizada atualmente.   

Locais de colocação do implante: retroglandular - atrás da glândula mamária. Retromuscular - atrás do músculo peitoral maior, utilizado quando a paciente não tem tecido mamário e gordura para cobrir adequadamente a prótese.
Tipos de anestesia que pode ser utilizada para a colocação de prótese mamária: local com sedação, peridural e geral.

PÓS-OPERATÓRIO

Complicações que podem ocorrer após a cirurgia: são raras porém é importante relatá-las, infecção, hematomas, contratura capsular, assimetrias, alteração na sensibilidade das mamas e alterações nas cicatrizes.

RESULTADO

As pessoas que fazem esta cirurgia melhoram a projeção das mamas e o colo (parte medial das mamas), além da auto-estima e suas relações interpessoais.

Fonte: Dr. Marcello Peron Rosa, cirugião plástico - La Clinique Cirurgia Plástica e Medicina Estética.



5 comentários:

  1. òptima explicação... fiquei quase convencida.

    Agora só resta saber onde vou fazer! Outro dilema

    ResponderEliminar
  2. Vi num outro blog a questão sobre o implante sub--fascial...

    Falavam maravilhas? alguém me pode explicar.
    E por via axilar. é possivel?

    ResponderEliminar
  3. Eu fiz à volta do mamilo com a Dra Laura Tarouca e nao se nota nada.Ela explicou me as diferenças das proteses e das vias e acabei por achar que a via utilizada foi excelente.Tenho exactamente o que queria ,fui operada no Hospital Cuf Infante Santo e nao pode ter corrido melhor.Nem dores tive,apenas uma moinha e todas as minhas amigas que foram operadas pela Dra Laura só dizem maravilhas.
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive numa consulta no Instituto Cuf no Porto com a Dra Laura e adorei :a simpatia,o profissionalismo,a disponibilidade .Vim mais que decidida a fazer a minha cirurgia para aumentar o peito e esta semana vou fazer no Instituto todos os exames que ela me pediu e tudo no mesmo dia.O instituto é muito confortável e muito bonito e prático Já tinha duas optimas referencias ,uma de um colega e outra de uma paciente,por isso nao ia com quase duvidas nenhumas que a Dra Laura Tarouca seria a minha escolha.Anteriormente pesquisei na internet e verifiquei que havia comentarios a respeito dela que só podiam ser inventados-um descreve uma historia passada em Setembro de 2012 no Hospital de Santa Maria,quando ela se aposentou em 2006(a aposentaçao tambem vem na internet) outro comentario refere se a um bloco em Famalicao quando a Dra só opera na Cuf.Realmente quando se é bom ,ha sempre invejas.Vou ser operada brevemente e darei noticias.
      Madalena TG

      Eliminar
  4. Nos blogs ha muita informaçao deficiente e é preferível ouvir diretamente a opiniao dos medicos. Penso que hoje em dia nao se justifica nao o fazer porque por enquanto(!!!)as consultas ainda sao comparticipadas pelos seguros e a informaçao direta é a que mais nos aproxima ou afasta de quem vai tomar conta do nosso corpo.
    Maria Marques

    ResponderEliminar